Número de mortos pelo furacão Helene nos EUA sobe para 159
- vanusaoliveira9600
- 1 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O número de mortos pela passagem do furacão Helene pelo sudeste dos Estados Unidos subiu para 159, segundo balanço da agência de notícias Associated Press.
Na Carolina do Norte, aonde o presidente Joe Biden irá na quarta-feira, foram registrados pelo menos 74 mortos. Segundo Biden, o preço para reconstruir a destruição deixada pelo furacão no estado. Em outros estados o número de mortos é de pelo menos:
Carolina do Sul: 36 mortos;
Geórgia: 25;
Flórida: 14;
Tennessee: 4;
Virgínia: 2.
Com o número de mortes de Helene se aproximando de 160, as equipes de busca se espalharam pelos estados americanos atingidos, utilizando helicópteros para superar pontes destruídas e caminhando por áreas selvagens para alcançar casas isoladas.
A tempestade, que foi uma das mais mortais da história dos EUA, cortou a energia e o serviço de celular em algumas cidades, deixando muitas pessoas frustradas, com calor e cada vez mais preocupadas, dias após o início da tragédia. Algumas cozinharam em churrasqueiras a carvão ou subiram até áreas elevadas na esperança de encontrar sinal de celular para avisar seus entes queridos que estavam vivas.
Mais de 150 mil famílias se registraram para receber assistência da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), e esse número deve aumentar rapidamente nos próximos dias, disse Frank Matranga, um representante da agência.
Quase 2 milhões de refeições prontas para consumo e mais de 1 milhão de litros de água foram enviados para as áreas mais atingidas, segundo Matranga.
A tempestade desencadeou a pior inundação em um século na Carolina do Norte, despejando mais de 61 centímetros de chuva em algumas regiões.
Unidades militares ativas dos EUA podem ser necessárias para auxiliar na recuperação a longo prazo. O presidente Biden deu "sinal verde" para mobilizar recursos militares em breve.
Comments